Apnéia do Sono

A Apneia do Sono, é um distúrbio noturno que impede a respiração por alguns segundos durante o sono em alguns momentos no decorrer da noite. Essa obstrução das vias aéreas que  pelo relaxamento dos tecidos da garganta fecham a passagem do ar, tem sido, nos casos moderados a severos tratados por profissionais especializados em cirurgia bucomaxilofacial e ortodontia.

Ronco, sonolência diurna excessiva e fadiga, são os principais sintomas deste distúrbio que afeta claramente o rendimento intelectual, o trabalho, a relação conjugal, dentre outros cenários e contextos importantes para nossa qualidade de vida.

Por ter uma visão privilegiada da garganta do paciente o profissional da odontologia (cirurgião bucomaxilo) pode reconhecer os pacientes que estão em risco de apresentar distúrbios do sono e realizar exames físicos que facilitam o diagnóstico desse problema respiratório que afeta 30% da população brasileira adulta. Um exame polissonográfico (monitoramento de uma noite de sono) é imprescindível para definir a severidade e quais distúrbios noturnos apresentados, e a partir de então envolver os profissionais necessários a depender de cada situação, como otorrinolaringologistas /médicos do sono.

Dentre as alternativas de tratamento, uma pode ser o uso do CPAP, uma máscara que injeta ar, melhorando o padrão respiratório do paciente, durante todo o tempo em que dorme. Caso seja diagnosticado somente o ronco ou a apneia leve a moderada, o tratamento poderá ser realizado através do uso de um aparelho intra-oral específico ou introdução de placas de avanço mandibular durante a noite, resolvendo o problema na maioria dos casos. Nos diagnósticos mais severos, cirurgias de avanço dos maxilares são realizadas com alto índice de sucesso.